Mestrado Ciência Política

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLITICA 

 

PÓS-GRADUAÇÃO COM ACESSO AO MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   e  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Tel (31) 3129-2407 de 14:00 as 18:00h (segunda a quinta-feira).

 

MATRICULAS ABERTAS! 

O curso de Mestrado em Ciência Política tem a duração de 02 anos.

Local: Região Metropolitana de Belo Horizonte.  Campus Lagoa Santa. Rua Firmino Gonçalves, 2900  Palmital – Lagoa Santa (MG). Cep. 33.400-970.

Apresentação do Curso

O Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação foi criado pela Portaria nº 391/99, de 28 de maio, como consequência lógica do sucesso científico-pedagógico alcançado pela licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais.
Os destinatários do Mestrado não se reduzem apenas aos licenciados em Ciência Política e Relações Internacionais, uma vez que os alunos provenientes de cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, designadamente, Sociologia, História, Economia e Direito, podem adaptar-se, totalmente, ao plano de estudos do Mestrado. 

 

Objetivos

O principal objetivo do Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação visa a problematização dos grandes temas que hoje se colocam à Humanidade num Mundo globalizado, mas que não dispõe de um eficaz sistema de governação à escala global. Para tal, o plano de estudos está estruturado no sentido de proporcionar o acesso a um conhecimento teórico aprofundado dos sistemas políticos nacionais na sua relação com as estruturas políticas supranacionais num Mundo organizado em rede.


Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os Mestrandos em Ciência Política: Cidadania e Governação adquirem competências específicas em áreas como as Teorias Políticas Contemporâneas, Sistema Político Comunitário, Administração Pública, Instituições Regionais e Locais, Cidadania e Direitos Humanos.

Os Mestrandos devem dominar o sistema conceptual específico da Ciência Política e os procedimentos metodológicos que lhes permitem desenvolver uma analítica dos processos sociopolíticos, gerindo com eficácia a análise em registo científico. Os Mestrandos em Ciência Política: Cidadania e Governação adquirem as competências necessárias para integrar os quadros e participar nos projetos de investigação no âmbito das Linhas de Investigação do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Sociedade (CICPRIS). Os Mestres dispõem de conhecimentos, capacidades e competências que lhes permitem autonomia científico-pedagógica, condição exigida para o prosseguimento dos estudos ao nível do Doutoramento.


Estudos Futuros

O Mestrado em Ciência Política-Cidadania e Governação é o ciclo intermédio entre a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e o Doutoramento em Ciência Política. Corresponde, assim, ao termo do processo de amadurecimento intelectual e ao início do processo que culminará no reconhecimento da capacidade para desenvolver investigação autónoma.


Saídas Profissionais

O Mestrado é frequentado tanto por estudantes a tempo integral como por alunos já integrados na vida profissional, sendo que, neste último caso, há ainda a ter em conta que nem todas as atividades profissionais se inserem no âmbito das temáticas do curso.
As constatações anteriores apontam para a existência de alguma heterogeneidade no que concerne às razões que presidem à escolha do Mestrado e ao aproveitamento que os Os objetivos do Mestrado mostram, claramente, que o mesmo não pretende assumir-se como uma «escola de Diplomatas», situação que, aliás, constitui uma mais-valia. De facto, as saídas profissionais são numerosas, uma vez que o Mestrado está direcionado para os mais diversos setores da vida social. Assim, os Mestres em Diplomacia e Relações Internacionais poderão vir a desempenhar funções em embaixadas, órgãos da administração central, regional e autárquica, partidos políticos, empresas, sindicatos, associações, organizações internacionais e agentes de desenvolvimento e cooperação.

 

Pré-requisito: é necessário que o interessado tenha um curso de graduação devidamente reconhecido pelo MEC (em qualquer área de graduação).

Documentação para matrícula:

Enviar toda a documentação em duas vias (duas cópias de cada):

Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
Cópia do histórico escolar de graduação;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia da carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor (frente e verso). Não serão aceitas cópias de outros documentos em que constem apenas seus números;
2 fotos 3x4 recentes;
Ficha de matrícula preenchida;
1 página descrevendo as razões da escolha e as expectativas em relação ao curso escolhido;
Cópia do depósito da taxa de matrícula. (Taxa de matrícula no valor de R$ 150,00) 

 

Preencha a Ficha de Matrícula (Clique Aqui para fazer o dowload).



Processamento de Matrículas
A documentação deverá ser enviada para:

FACULDADE ETNIA
Caixa Postal, 72
CEP 33.400-970 LAGOA SANTA - MG
Enviar com "Aviso de Recebimento” para evitar extravios.
 
 

LINHAS DE PESQUISA

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

1. Antropologia Politica

2. Psicologia Politica

3. Relações Internacionais

4. Política Internacional

5. Politicas Educacionais

6. Politicas Públicas e Sociais

7. Política, Religião e Sociedade

8. Direitos Humanos e Democracia

9. Administração Pública

10. Negócios Internacionais

 

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS EM 2015-2016

Janeiro (Primeira quinzena)

Julho   (Primeira quinzena)

 

 
 

GRADE CURRICULAR:             

 

Data

Disciplinas

 

Enquadramento ao Mestrado Ciência Política

 

Enquadramento ao Mestrado Ciência Política

 

Enquadramento ao Mestrado Ciência Política

 

Antropologia Política

 

Antropologia Cultural aplicada à Ciência Política

 

Antropologia das Relações Internacionais

 

Psicologia Politica: Avaliação de Públicas e Políticas Sociais

 

Democracia, Transições e Paradoxos

 

Comunicação Política

 

Governação e Tecnologias da Informação e Comunic.

 

Metodologia de Investigação I *

 

Metodologia de Investigação II *

 

Processos de Legitimação do Poder

 

Cidadania e Direitos Humanos

 

Os Sistemas Políticos Comparados  - Lusófono

 

Administração Pública e Políticas Públicas

 

Sistemas Políticos Comparados União Europeia

 

Seminário de Investigação p/ Qualificação **

 

Trabalho de Conclusão do Curso - TCC

 

Dissertação Científica

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Central de Atendimento
Campus Lagoa Santa (Região Metropolitana de BeloHorizonte - MG)
Tel (31) 3129-2407
 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
FACULDADE ETNIA
Caixa Postal, 72
CEP 33.400-970 LAGOA SANTA - MG

Sede Virtual da Faculdade Etnia

Bem-vindo ao universo da Faculdade Etnia! É um prazer ter você em nossa sede virtual. Faremos o nosso melhor para lhe atender com a maior qualidade possível.

  • Telefone: +31-3129 2407    Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.     Caixa Postal, 72 Cep.33.400-970 Lagoa Santa (MG) Região Metropolitana Belo Horizonte